quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como fazer um projeto de reflorestamento com mudas nativas

Está pensando em desenvolver um projeto de reflorestamento? O principal ponto é a utilização de mudas nativas e no decorrer deste texto você perceberá a importância de agir dessa forma.
Apresentaremos um conceito básico sobre reflorestamento e suas consequências, positivas e negativas e qual a importância de se investir nisso.

Preocupações antes de reflorestar

Quando se pretende desenvolver um projeto de sustentabilidade é preciso ter bom senso e analisar toda a tipografia do local onde será realizado o projeto. Você não deve comprar mudas nativas e sair plantando sem seguir as recomendações abaixo, pois o reflorestamento visa reconstituir áreas que um dia foram derrubadas por motivos naturais ou não.

O motivo da derrubada das árvores

Antes de começar é plantar, você deve analisar o motivo da derrubada das árvores. Se foi por causa humana para práticas exploratórias (agricultura ou pecuária), é possível o reflorestamento; mas se foram causas naturais que fizeram a floresta desaparecer, um reflorestamento pode ser ainda mais prejudicial.
Para esses casos é preciso uma análise criteriosa da situação do solo e procurar por registros que apontam o motivo do desmatamento.

Legalidade da utilização da área

Deseja desenvolver um projeto de reflorestamento para uma determinada área? Procure por informações sobre aquela região, descubra se é permitido o reflorestamento ou se irá implicar punição.

Estudo da biodiversidade da área

Após desenvolver a base para o projeto analisando as questões legislatórias e histórico do local será preciso um estudo para definir as árvores a serem plantadas e qual a biodiversidade original da região.
Na impossibilidade da utilização de árvores nativas, o estudo da biodiversidade irá permitir que seja realizado o plantio de uma espécie que não gere impactos negativos à região da floresta. Um exemplo de impacto de negativo é realizar o plantio de uma espécie de árvore que leve ao local insetos ou animais que não fazem parte, originalmente, da área; o que alteraria significativamente a biodiversidade.

Importância de um projeto de reflorestamento

Desenvolver um projeto de reflorestamento é importante para a sociedade, pois devolverá a ela uma parte da natureza perdida em nome do progresso. Um projeto de reflorestamento pode contribuir para a preservação de recursos naturais, como é o caso da água, que pode ter suas nascentes protegidas por uma floresta.
O reflorestamento também pode ser válido para comunidades que dependem da extração de produtos da floresta e, nesse caso, trata-se de sustentabilidade econômica.

Empresas realizam reflorestamento para neutralização de carbono

A ação de reflorestamento em si trata-se de atitude positiva, mas como foi apresentada, ela precisa ser planejada e feita de forma correta para que os resultados não sejam diferentes do pretendido.
Mas existe uma forma de conseguir realizar o reflorestamento sem ter quer passar por todo esse processo: simplesmente realizar a compra da árvore e deixar que outra organização cultive a árvore, não acarretando, assim, nenhum trabalho de manutenção.
O Site Sustentável é uma empresa nacional que neutraliza emissão de CO2 de sites, certificando eles com o Selo Site Sustentável, que garante credibilidade aos seus negócios.
Mas a empresa também permite a outros segmentos a aquisição do pacote de árvores, sendo o processo mais simples do que você imagina. Conheça a empresa e entre em contato ou faça aquisição de sua árvore de forma online.
Fonte: http://inst.sitesustentavel.com.br/projeto-de-reflorestamento-mudas-nativas/